Aqui apresento-vos a minha proposta de Retiros Yoga & Natureza. Cada retiro, incluindo os já realizados (como um histórico), está apresentado numa sub-página própria (menu ao lado, na barra lateral direita).

Para outras Atividades pontuais, como sejam workshops temáticos ou aulas abertas, consultar o respectivo menu.

 

Cada Retiro Yoga & Natureza é um convite a experienciar num mesmo retiro o Yoga, o contacto com a Natureza e a expressão autêntica do Ser – praticar Yoga, deixar-se envolver pela natureza, caminhar por paisagens amplas, desacelerar, dançar, expressar a nossa voz, desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...

A minha intenção é criar e cuidar dum espaço onde cada participante tenha a possibilidade de relaxar o corpo e serenar a mente, conectar-se com a natureza e com a sua força interior, ampliar a consciência e estar desperta/o para a dimensão mais subtil e imaterial da Vida. Num segundo plano, a intenção é contribuir para que estas qualidades estejam mais presentes na vida de cada qual após a vivência do retiro, e desta forma, contribuir para o Bem Maior.

 

Esta proposta assenta numa abordagem ampla e diversificada para experienciar e aprofundar a relação com o que chamamos espiritualidade – essa tal dimensão mais subtil e imaterial da Vida. Todo o programa, desde as vivências aos momentos informais e de descanso, servem este propósito. Ir mais fundo no conhecimento do Eu através da escuta da vida em mim e da vida ao meu redor, vislumbrando talvez o fio que tudo liga, a Realidade una e única que prevalece. Em que "escutar" significa ouvir com o coração sereno, com a alma recetiva, para poder acolher a vida de forma mais límpida e expressarmo-nos de forma mais verdadeira.

 

Não se trata de um retiro tradicional de Yoga, mas sim de um retiro onde vos proponho experienciar a essência do Yoga para além da prática. Tomar consciência da Natureza em nós, que ecoa a Natureza à nossa volta. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

As ferramentas são o Yoga - incluindo posturas, respiração consciente, relaxamento profundo, meditação e mantras-, a atenção plena, o contacto com a natureza, uma alimentação saudável e consciente, o convívio em grupo, o descanso, o questionamento e a reflexão, a partilha, o silêncio, a música, a dança e o movimento livre, a voz, o chi kung e o xamanismo, incluindo rituais de invocação e agradecimento das forças da Vida e momentos de celebração.

 

Todas as pessoas que se sintam atraídas por esta proposta são bem-vindas. Não é necessário ter experiência, seja com o Yoga ou com qualquer outra das práticas, nem já ter feito algum retiro. As práticas físicas são ajustáveis e acessíveis, permitindo que cada qual respeite o seu ritmo e o seu corpo; o importante é um estado de saúde que permita participar nas atividades em segurança e integridade. O mais relevante é a motivação e a atitude – os ingredientes desejados são curiosidade, abertura, confiança, compaixão, respeito e humor!

ALGUNS TESTEMUNHOS

 

“Obrigado por esta maravilhosa experiência e companhia...pela evolução do nosso ser...Namaste”

 

“Nunca tive na vida uma experiência tão regeneradora como esta física e emocionalmente. Agradeço sobretudo o cuidado constante com o participante, o carinho e a simpatia, verdadeiramente inspiradora Lina.”

 

“Eternamente grata pelo carinho, amor, paz e partilha. Estou de coração e alma cheia!”

 

"Os trilhos que fizemos e o contacto direto com a Terra, os pés descalços, marcaram momentos de enorme humildade, respeito, meditação e liberdade... por instantes senti-me "livre"! Os cânticos de mantras foi algo sublime, também, pela envolvência que proporcionou no espírito do grupo. Por último e, não menos importante, a prática de silêncio foi muito enriquecedora."

 

“[O programa] estava muito equilibrado. Fazermos as coisas de forma séria mas prazenteira e sem stresses é sinónimo de que estamos de espírito aberto e somos flexíveis.”

Retiro Yoga & Natureza – a Proposta*

Para mim, um retiro é um espaço privilegiado de libertação, de conexão, de expansão, um espaço para nutrir corpo e alma. Participar em diferentes retiros tem-me trazido momentos sagrados de aprendizagem, transformação e cura, daí esta vontade profunda de proporcionar esta vivência a outras pessoas.

 

O simples facto de nos darmos o direito de fazer um retiro, de reservar um tempo para abrandar ou parar, para nos cuidarmos, para nos escutarmos e sentirmos, já é um grande passo. Deixar de lado a rotina, o ambiente que nos é familiar, as responsabilidades diárias, os diferentes papéis e relacionamentos. Darmo-nos espaço. Abrirmo-nos a outros lugares, outras pessoas, outras possibilidades. Não como uma fuga ou rejeição, mas sim como uma oportunidade para nos recentrarmos e recarregar energias, para depois voltar e abraçar cada parte da nossa vida com outra força, clareza e tranquilidade.

 

Porquê Retiro Yoga & Natureza?

 

Para abraçar o Todo em nós, para acolher Tudo o que somos! Para nos permitirmos experienciar e aprofundar a nossa relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais sagrada, transcendente e misteriosa da Vida. Para desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...

 

O Yoga é um dos pilares desta proposta. O trabalho com o corpo como ponto de partida para libertar e enraizar. Posturas, meditação ou cantar mantras como instrumentos para estar mais consciente de quem somos, da nossa natureza essencial, da Verdade. Este estado de consciência é o suporte do retiro como um todo, o Yoga como atitude e forma de estar.

 

A Natureza é outro pilar. Acolher e agradecer a vida à nossa volta, deixarmo-nos inspirar pela terra, pela água, pelo céu, pelas árvores, pelos pássaros, pelo vento, … Conectar com a Natureza que nos rodeia para conectar com a Natureza dentro de nós. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

 

A celebração da Vida e a expressão livre e criativa do Ser estão contidas nestes dois pilares. Esta dimensão é reforçada com momentos de música, dança e expressão pela voz, proporcionando um espaço seguro onde essa expressão autêntica possa acontecer. De igual modo, existem momentos de contemplação e silêncio para integrar e dar sentido às várias vivências.

 

E é isto, esta totalidade, simplicidade, generosidade, com este poder transformador, que quero partilhar convosco. Fica o convite para se juntarem a mim nesta aventura!

 

*ver artigo em página separada


"A VIDA É AMOR.
Tudo o resto é confusão imaginada."

Para receber informação por email sobre novas actividades, enviar por favor email para decorpoealma.yoga@hotmail.com

Relaxa sem preguiça

Concentra-te sem tensão

Perceciona sem projetar

Testemunha sem julgar

Desfruta sem ânsia

Reflete sem imaginar

Ama sem condições

Dá sem exigir

Recebe sem possuir

Serve sem interesse

Desafia sem dominar

Medita sem identidade

Corrige sem culpar

Supera sem orgulho

Ri sem cinismo

Chora sem ter pena

Confronta sem ódio

Guia sem superioridade

Sê sem auto-definição

Vive sem arrogância

Entra sem auto-importância

Parte sem arrependimentos

Sê um com Deus


Mooji, Fevereiro 2014
texto original em inglês