Retiro Yoga & Natureza - a Proposta

Para mim, um retiro é um espaço privilegiado de libertação, de conexão, de expansão, um espaço para nutrir corpo e alma. Participar em diferentes retiros tem-me trazido momentos sagrados de aprendizagem, transformação e cura, daí esta vontade profunda de proporcionar esta vivência a outras pessoas.

 

O simples facto de nos darmos o direito de fazer um retiro, de reservar um tempo para abrandar ou parar, para nos cuidarmos, para nos escutarmos e sentirmos, já é um grande passo. Deixar de lado a rotina, o ambiente que nos é familiar, as responsabilidades diárias, os diferentes papéis e relacionamentos. Darmo-nos espaço. Abrirmo-nos a outros lugares, outras pessoas, outras possibilidades. Não como uma fuga ou rejeição, mas sim como uma oportunidade para nos recentrarmos e recarregar energias, para depois voltar e abraçar cada parte da nossa vida com outra força, clareza e tranquilidade.

 

Porquê Retiro Yoga & Natureza?

 

Para abraçar o Todo em nós, para acolher Tudo o que somos! Para nos permitirmos experienciar e aprofundar a nossa relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais sagrada, transcendente e misteriosa da Vida. Para desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...

 

O Yoga é um dos pilares desta proposta. O trabalho com o corpo como ponto de partida para libertar e enraizar. Posturas, meditação ou cantar mantras como instrumentos para estar mais consciente de quem somos, da nossa natureza essencial, da Verdade. Este estado de consciência é o suporte do retiro como um todo, o Yoga como atitude e forma de estar.

 

A Natureza é outro pilar. Acolher e agradecer a vida à nossa volta, deixarmo-nos inspirar pela terra, pela água, pelo céu, pelas árvores, pelos pássaros, pelo vento, … Conectar com a Natureza que nos rodeia para conectar com a Natureza dentro de nós. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

 

A celebração da Vida e a expressão livre e criativa do Ser estão contidas nestes dois pilares. Esta dimensão é reforçada com momentos de música, canto e dança, proporcionando um espaço seguro onde essa expressão autêntica possa acontecer. De igual modo, existem momentos de contemplação e silêncio para integrar e dar sentido às várias vivências.

 

E é isto, esta totalidade, simplicidade, generosidade, com este poder transformador, que quero partilhar convosco. Fica o convite para se juntarem a mim nesta aventura!

 

Lina Afonso | Yoga de Corpo e Alma

dezembro de 2018

Para receber informação por email sobre novas actividades, enviar por favor email para decorpoealma.yoga@hotmail.com

Relaxa sem preguiça

Concentra-te sem tensão

Perceciona sem projetar

Testemunha sem julgar

Desfruta sem ânsia

Reflete sem imaginar

Ama sem condições

Dá sem exigir

Recebe sem possuir

Serve sem interesse

Desafia sem dominar

Medita sem identidade

Corrige sem culpar

Supera sem orgulho

Ri sem cinismo

Chora sem ter pena

Confronta sem ódio

Guia sem superioridade

Sê sem auto-definição

Vive sem arrogância

Entra sem auto-importância

Parte sem arrependimentos

Sê um com Deus


Mooji, Fevereiro 2014
texto original em inglês