Iyengar Yoga – Alinhamento desde Dentro

Eu tinha a ideia de que Iyengar Yoga é centrado no trabalho com o físico e até "obstinado" com a perfeição do alinhamento, com excessivo rigor e austeridade.

Em Rishikesh com a extraordinária professora Usha Devi descobri a profundidade deste "estilo" de yoga e que afinal não se trata de alinhar o corpo mas sim de alinhar por dentro!! Um profundo estar no presente, atenta, sem espaço para fugir ou distração, de tal forma que a mente de facto habita o corpo, a energia vital habita o corpo, e corpo-mente entra progressiva e consistentemente em ligação com o Ser maior.

Talvez nunca antes numa prática de yoga eu estive tão consciente e atenta de mim! De partes do meu corpo e interdependências entre as partes, de movimentos e espaços internos, de possibilidades de expandir e suavizar esses espaços, de equilibrar o todo. Dos truques e manias da mente-ego, do condicionamento que nos prende em "não sou capaz", "não posso ir além daqui", da importância excessiva dada ao desconforto ou às dificuldades, do vício de se distrair com outros pensamentos.

Com disciplina, empenho, honestidade = com entrega incondicional = a prática realmente transforma a pessoa que somos!!!

 

E assim o rigor e austeridade ganham sentido, porque nos alinha, nos motiva, e sobretudo porque vêm duma atitude de verdade e amor! Sim, é isso mesmo, nos momentos intensamente exigentes e desafiantes, com o corpo no limite da exploração do possível, senti-me totalmente segura e cuidada, por amor ao Yoga, por amor à abertura e expansão de consciência!!

Naturalmente esta experiência é possível 1) porque a professora já compreendeu por dentro o significado da prática (a Ushaji teve o privilégio de praticar e aprender com o Guruji, Iyengar, por 20 anos), 2) e porque eu, a aluna, estou preparada, e profundamente atenta e receptiva!!

 

GRATA Iyengar

GRATA Usha Devi

 

* Texto escrito desde a Índia

Lina Afonso | Yoga de Corpo e Alma

novembro 2017

Para receber informação por email sobre novas actividades, enviar por favor email para decorpoealma.yoga@hotmail.com

Relaxa sem preguiça

Concentra-te sem tensão

Perceciona sem projetar

Testemunha sem julgar

Desfruta sem ânsia

Reflete sem imaginar

Ama sem condições

Dá sem exigir

Recebe sem possuir

Serve sem interesse

Desafia sem dominar

Medita sem identidade

Corrige sem culpar

Supera sem orgulho

Ri sem cinismo

Chora sem ter pena

Confronta sem ódio

Guia sem superioridade

Sê sem auto-definição

Vive sem arrogância

Entra sem auto-importância

Parte sem arrependimentos

Sê um com Deus


Mooji, Fevereiro 2014
texto original em inglês